terça-feira, 13 de setembro de 2011

Réplica da Estátua da Liberdade jaz e enferruja em Jaraguá, Maceió

Figura 1: Estátua defronte à antiga sede da Prefeitura de Maceió,
atual Museu da Imagem e do Som de Alagoas - MISA.

Maikel Marques
marques.jornalista@gmail.com

Muita gente não sabe, mas a estátua da liberdade que saúda a favela de Jaraguá, em Maceió, é réplica da existente em Nova Iorque(EUA).

A estátua foi feita pelo mesmo escultor que idealizou o monumento à liberdade dos americanos em relação ao Reino Unido.

A primeira estátua foi encomendada ao escultor Auguste Bartholdi por intelectuais que queriam repudiar ao regime opressor de imperador francês.

O monumento foi dividido em várias partes para que pudesse ser transportado de navio aos Estados Unidos da América, onde foi inaugurado em outubro de 1886.

Meses depois, outras duas foram confeccionadas pelo mesmo escultor. Uma continua em Paris; a outra, jaz, enferruja, está abandonada cá em Maceió.

Quando viveu em Paris, o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro fez amizade com Auguste Bartholdi e o convenceu a enviar uma réplica à capital alagoana.

[...]

“Ei, tio! Arruma um trocado aí!”. Eis o que ouvi de um dos "guardiões" da estátua, quando o Fernando estacionou veículo ao lado do Museu da Imagem e do Som.

Não compreendo por que razão nossas autoridades não dão atenção alguma à história que envolve nossa réplica perfeita da estátua da liberdade.

Não compreendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário